23 junho 2013

Por um Brasil

 Este não é mais um simples texto. O que vocês lerão agora é um relato de uma estudante que irá dormir e acordar orgulhosa e quem sabe esperançosa nos próximos dias. Depois de tantos acontecimentos nesse Brasil sem fim, sem nome e sem gente, o verdadeiro rei dessa nação se levantou. E não se levantou sozinho. Os jovens sempre serão as armas mais fortes contra um governo. E enquanto nós pudermos lutar por um país diferente e orgulhoso para as próximas gerações, a rua será o nosso lugar. Eu e todos os brasileiros  vestimos nossa cara e o nosso corpo de orgulho, satisfação e esperança. Esperança que se transfere um a um. Pouco a pouco. E a gente vai conseguindo criar o nosso tapete branco em cima de um país tão escondido e ao mesmo tempo escandalizado por trás do verde e amarelo. Estamos escrevendo a nossa Era. Uma Era mais digna de respeito, de atenção e de patriotismo no coração dos brasileiros. E quer saber mais, senhora presidente? Nós lutamos por um país diferente do qual se tornou. Nós lutamos contra uma nação egoísta, contra uma nação de "vida ganha", uma nação composta por umas pequenas dezenas de pessoas. Enquanto nós somos centenas de milhares. Nos temam. E nos ouçam. As ruas desse país foram tomadas porque nós acreditamos num futuro pacífico. Um futuro que nós iremos construir. Juntos nós somos um só. E um só nós somos muito maiores do que vocês.
Não há orgulho maior no peito de um brasileiro do que aquele que pulsa em todos. Ver os cidadãos tomarem as principais avenidas do país é de encher os olhos. E é também uma maneira exaltada de acreditar no amanhã. Acreditar que seremos ouvidos. E educados. Embora alguns poucos acabam por se aproveitar de uma situação de mudança. Vandalismo ao patrimônio público é ignorância.
Não havia uma causa única nesse dia 20 de junho de 2013. O que eu vi foram cartazes com mil e uma reivindicações. E não, isso não é falta de foco. O que vocês estão vendo todos os dias nas ruas do Brasil é apenas uma resposta à ausência governamental para com a educação, que sinceramente, é o ponto principal da questão. Todas as manifestações eram muito válidas. Eu vi estudantes e profissionais de saúde protestarem o Ato Médico, vi a luta pela anulação da PEC-37 e vi os desejos pelo passe livre, redução de passagens e mais conforto nos transportes públicos. Mas o que mais se clamou nas ruas do Brasil e do mundo todo foi a busca incansável pela educação, saúde e segurança. O copo já estava muito cheio. Foi a última gota d'água.
Um país que sedia uma copa do mundo, antes de tudo precisa sediar seus próprios habitantes, seus próprios patriotas. Um país que irá atrair milhares e milhares de turistas de todas as partes do continente, necessita, antes de tudo, de um povo educado. Esse mesmo povo que clamou por melhorias nas bases de um país desigual, é o mesmo que assiste a presidência da república, e outros mais, a usurparem o dinheiro público com estádios de futebol e tudo o que uma copa do mundo requer. Esse povo assiste a esse teatro. Mas não assiste quieto. E enquanto o Governo não investir na educação maciça, a história continuará a se repetir. É muito clichê dizer que "o gigante acordou", mas a verdade é que muita gente nem havia dormido. 

Dani Fechine

16 junho 2013

Brasil, mostra a tua cara!

De repente a gente acorda e se depara com um país ao avesso. Um avesso que vem sendo usado há muito tempo e as pessoas se acostumaram tanto a não "avisarem" que aquilo estava errado que a bola de neve foi crescendo. Os protestos e manifestações que circulam nas ruas de São Paulo (não somente em SP, vale lembrar) são a cara amassada de um Brasil pedindo pra acordar. Virou clichê escrever que "não foram os 20 centavos", pelo simples fato de ser uma verdade incontestável. As manifestações não tomariam toda essa repercussão se o problema fosse algumas moedas a mais. Isso é óbvio. O povo acordou! E da mesma forma que as autoridades retrocederam à Ditadura (porque é o que parece), o povo resolveu relembrar os "caras pintadas", por exemplo, e falta pouco pra o motivo ser o mesmo. O que aconteceu foi o estopim. E é por isso que os problemas só aumentam. Os jovens (e todas as outras pessoas normais que vivem, não de forma fácil, em SP) levantaram do sofá, esqueceram o Facebook e foram para as ruas. Foram apenas buscar os seus direitos. Só que parece que o os policiais e quem mais que se acha superior, perderam o bom senso. Perderam a ética, os bons modos. Esqueceram o que significa liberdade. Desonraram suas fardas. Porque violência só atrai violência, e esse é um clichê que a gente escuta desde criança. Não estou acobertando os atos de vandalismos praticados pela minoria (eu imagino). Mas uma própria jornalista afirmou que foram os policiais que iniciaram os "combates". Nós não somos sacos de pancadas, muito menos marginais, vagabundos. Aqueles manifestantes de SP são apenas uma parcela de um Brasil que luta por mudanças. São uma parcela da coragem. Eles, enfim, esqueceram o "jeitinho brasileiro" e seguiram.
Em meio a tudo isso, a gente ainda encontra publicações de pessoas reclamando devido ao trânsito causado pelo cercamento de algumas ruas e avenidas. Mas poucos (ou nenhum) para pra pensar que isso acontece todos os dias, mas que dessa vez não são carros que impedem o andamento dos demais veículos. São pessoas. São cidadãos buscando o real sentido da palavra que os designam. Mas o que passa na TV não é isso. A gente é posto a acreditar no que a tela nos mostra. Mas um Jornal que se coloca como fundo de transmissão um estádio de futebol, um jornal que dá ênfase às mil e umas histórias de jogadores, preparação para jogos e outras banalidades mais, é de se perder a credibilidade na informação. São Paulo sendo destruída (em todos os sentidos) e o resto do país saindo às ruas para comprar uma camisa verde e amarela. É de achar pouco que o Brasil esteja passando por tudo isso em meio a uma copa. É de querer mais que os turistas sintam vergonha e medo de estarem aqui. Não me orgulho disso. Mas é uma forma de pagar todo o descaso do governo para com os cidadãos. O Brasil gastou bilhões com a Copa de Mundo e vai gastar mais bilhões com as Olimpíadas, enquanto o Nordeste está morrendo na seca e seus agricultores devendo as alturas porque não colheram o suficiente, enquanto a vida na cidade de SP é um caos, a violência só cresce, os transportes públicos são tratados com descaso e enquanto todo o Brasil clama por educação, por respeito, dignidade e compromisso. Ainda acredito que a educação é a chave de todas as questões.
Além disso, os manifestantes estão pagando 20 mil reais de fiança para saírem da prisão, enquanto a nossa justiça é a mais falha, onde um crime de homicídio é cumprido em 3 anos, se você for um "menino bonzinho". O governo tem que temer o povo, e parece que realmente estão começando a incorporar o sentido da frase. E com todo esse escarcéu ainda tem prefeito dizendo por aí que não vai diminuir o aumento. Que foi o mínimo que conseguiu devido a inflação. Ainda tem político achando que o problema ainda são os 20 centavos. O problema é que as desgraças no Brasil só aumentam e não, não basta subir no ranking das melhores economias do mundo, não basta aumentar o PIB. O que é necessário é ver o resultado na prática. E isso a gente não vê. O Brasil ainda tem jeito, porque acima de tudo nós somos brasileiros e acreditamos sempre. O povo está se organizando pra pôr ordem nesse país, porque os governantes estão jurando que o Brasil é uma câmara de deputados (e corruptos mais) ao ar livre.

Dani Fechine